APEM - Arquivo Permanente da Escola de Minas - Ufop

O APEM reúne documentos da data de fundação da Escola de Minas (1876) até a sua incorporação à Universidade Federal de Ouro Preto (1969). Sua formação se deve à iniciativa de dirigentes da universidade, empresas privadas e ex-alunos que se movimentaram em prol da memória institucional. Localizado na unidade da Escola de Minas da Praça Tiradentes, no centro de Ouro Preto/MG, seu acervo reúne documentos textuais, cartográficos e iconográficos, como inventários, contratos, avaliações de disciplinas, correspondências, desenhos, entre outros. Os documentos originais dos primeiros anos de existência da escola estão no Arquivo Histórico do Museu Imperial e no Arquivo Nacional, por serem registro de atividades do Império e Estado Brasileiro. O acervo pode ser consultado in-loco mediante agendamento por e-mail, ou online através do site do APEM.