Histórico do Arquivo Permanente
|
O Arquivo Permanente da Escola de Minas - APEM reúne os documentos acumulados pela Escola de Minas de Ouro Preto - EMOP, desde sua fundação em 1876, até a incorporação à Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP em 1969.
Nos anos 90, o acervo foi resgatado através da mobilização envolvendo dirigentes da universidade, empresas privadas e ex-alunos da EM, em prol da revitalização e valorização da Memória Institucional da Escola.
|
Os documentos foram organizados em quatro etapas a partir 1996. A primeira iniciativa foi o projeto do Núcleo de Memória da Escola de Minas, em parceria com o Centro de Estudos do Ciclo do Ouro (CECO), setor de pesquisa instalado no Museu da Casa dos Contos, que possibilitou a microfilmagem dos documentos. O conjunto documental recuperado compõe o Inventário Analítico Preliminar do Arquivo do Núcleo de Memória da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto, editado em 1997.
No ano seguinte, é publicada a nova edição do Inventário Analítico Preliminar do Arquivo do Núcleo de Memória da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto, que arrolava novos conjuntos documentais microfilmados.
A próxima etapa de organização dos documentos iniciou em 2005, com o Projeto Organização e Salvaguarda do Arquivo Permanente da Escola de Minas, patrocinado da empresa Geosol Geologia e Sondagens, que contou com o apoio do Centro de Estudos do Século XVIII, núcleo de pesquisa da UFOP. Foram realizadas as atividades de higienização, identificação e acondicionamento dos documentos sob a coordenação da Biblioteca de Obras Raras - BIBORAR e do Museu de Ciência e Técnica – MCT. O Arquivo passou a contar com sala própria, inaugurada, por ocasião das comemorações dos 129 anos da EM.
As ações prosseguiram em 2006, através do Projeto Organização, Digitalização e Disponibilização do Arquivo Histórico Escola de Minas da UFOP, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – FAPEMIG, ainda sob a coordenação da BIBORAR e do MCT, que visava resgatar, preservar e disponibilizar ao público a memória documental da Escola. Foram realizadas as atividades de triagem, higienização, inventário e digitalização dos documentos.
Desde 2009, o Arquivo conta com o patrocínio da Fundação Gorceix. Dessa forma, a equipe continua a recolher e organizar o restante da documentação que permanece na antiga sede da Escola de Minas.